O Invisalign é um aparelho importado para tratamento ortodôntico que corrige o alinhamento dos dentes dos pacientes por meio de um método supertecnológico.

Para você entender melhor o que é Invisalign: esse alinhador dentário é produzido por meio do SmartTrack, um material transparente resistente, porém flexível. O SmartTrack se adapta facilmente à boca e promove a movimentação dos dentes. Para oferecer o maior conforto possível, o alinhador é cortado e moldado individualmente. Assim, se ajusta perfeitamente à anatomia da boca de cada pessoa. 

Os pacientes recebem uma certa quantidade de alinhadores, conforme o tipo de tratamento e a quantidade de dentes movimentados. Durante o período de tratamento, devem usar o conjunto de alinhadores de 20 a 22 horas por dia. Eles serão trocados por um novo conjunto a cada 1 ou 2 semanas, conforme indicado pelo ortodontista. 

A primeira etapa do tratamento é a avaliação inicial com o ortodontista credenciado pela Invisalign. O profissional conversará com o paciente para conhecer as expectativas dele e avaliar os dentes a serem corrigidos. Além disso, poderá complementar a análise com exames adicionais (como fotografias e radiografias da arcada dentária) para elaborar um plano de tratamento. 

Mas o principal diferencial do tratamento com Invisalign é que o ortodontista usará uma tecnologia chamada iTero Element. Trata-se de um scanner 3D que capta uma imagem perfeita da estrutura dental do paciente. Esse sistema dispensa a necessidade de fazer aqueles antiquados moldes de gesso para a confecção dos aparelhos tradicionais. 

A imagem 3D super-realista gerada pelo iTero Element servirá para a confecção do alinhador dentário. Já para o acompanhamento da evolução do tratamento, entra em ação outra tecnologia, chamada de ClinCheck. Ela avaliará as movimentações necessárias para o alinhamento perfeito dos dentes.

Além disso, o sistema Invisalign conta com o recurso SmartForce – pequenas peças, da cor do esmalte dentário, anexadas ao dente antes ou durante o tratamento. Servem como ponto de apoio para que o alinhador se firme e seja mais efetivo no reposicionamento dentário

O Invisalign oferece inúmeras vantagens em relação aos aparelhos ortodônticos convencionais:

  • A adaptação ao aparelho é muito rápida e confortável.
  • É praticamente imperceptível e não causa constrangimento ao paciente.
  • Deve ser removido durante as refeições – portanto, o paciente não precisa evitar consumir certos tipos de alimento para preservar o aparelho.
  • O paciente também pode remover o aparelho em ocasiões especiais, como em festas de casamento. Basta que respeite o tempo mínimo de uso por dia (que é de 20 horas).
  • A higienização do alinhador é bastante fácil e prática: escove-o com sua escova e pasta de dentes e enxague-o com água morna.
  • O tempo de duração do tratamento é muito curto: varia de 4 a 12 meses.
  • A duração do tratamento é programada e totalmente controlada – assim, a necessidade de precisar estender o procedimento é muito rara.

Apesar de todas essas vantagens, não significa que os outros tratamentos não sejam bons. Apenas oferecem uma experiência diferente, e cabe ao paciente decidir qual opção o deixará mais confortável.

Os aparelhos importados fixos autoligáveis para a correção dos dentes são basicamente o mesmo dos modelos convencionais, isto é, aplica-se uma pressão nos dentes através do sistema composto por bráquetes e fios ortodônticos. Assim, acontece uma movimentação da arcada dentária e, por consequência, a correção do seu sorriso.

Porém, o fato de não possuir as borrachinhas faz com que os pacientes se sintam inseguros, mas é importante frisar que esse aparelho é extremamente vantajoso e seguro. A ausência delas diminui o contato entre o bráquete e o fio e, dessa forma, o profissional não precisará de tanta força para movimentar os dentes, o que contribui para que o procedimento seja mais confortável e tenha melhores resultados

Mais discreto

Apenas pelo fato de não usar ligadura, o autoligável é menos chamativo. Os bráquetes utilizados nesse aparelho são bem menores, podem ser metálicos ou transparentes, ficando bem menos perceptíveis na boca. Assim, com essa inovação do campo ortodôntico, você poderá usar aparelho sem que ninguém perceba.

Maior conforto

Por ser um modelo mais moderno, esse aparelho traz novidades que ajudam a tornar o tratamento mais prático. Sem as borrachinhas, o paciente não sofrerá tanto, visto que não existirá nenhum atrito ou aperto causado pelos fios metálicos dos aparelhos tradicionais.aior preservação dos dentes

Em caso de uso desses aparelhos, as extrações dentárias são bem menos frequentes em comparação com os modelos convencionais. Somado a isso, o cirurgião-dentista responsável pelo tratamento dispensa o uso dos expansores, que, algumas vezes, são colocados no céu da boca e, de maneira indireta, podem afetar os dentes.

Mais higiênico

No que se refere à higiene bucal, esse aparelho sai na frente, visto que, por não possuir as ligaduras, que acabam acumulando restos alimentares, a escovação passa a ser uma tarefa bem mais fácil. Sem contar que se manter livre das borrachinhas facilita os cuidados diários, como o uso de fio dental.

Visitas ao dentista reduzidas

As idas ao consultório são bem menores. Isso porque o fio usado nesse aparelho aplica uma força de forma constante nos dentes, assim, a necessidade de ajustes é bem menor. Logo, as visitas ao dentista são reduzidas em aproximadamente 40%, se comparadas com os aparelhos convencionais.

Mais agilidade

O tratamento dentário com o uso do aparelho autoligável é em torno de 50% mais rápido quando comparado ao aparelho fixo convencional. Toda essa agilidade se dá por conta da modernidade e tecnologia envolvidas na sua criação. Desse modo, a aplicação da força para a movimentação dos dentes é mais assertiva, fazendo com que os resultados apareçam mais rápido.

Por fim, agora que você já sabe mais sobre o que é o aparelho ortodôntico autoligável, as suas funcionalidades e os seus benefícios, na hora de começar um tratamento dentário, procure profissionais qualificados que saibam te orientar de maneira correta e transmitam segurança a você. Dessa forma, é possível alcançar o sonho de ter um belo sorriso.

A ortodontia preventiva tem o objetivo de preservar o desenvolvimento da oclusão ou minimizar possíveis alterações dento-esqueléticas, com o propósito de evitar a necessidade de extração de dentes permanentes e, sempre que possível, do uso de aparelho fixo.

Para que isso aconteça o ortodontista se utiliza de procedimentos clínicos que impedem a instalação de maloclusões.

Ainda, a ortodontia preventiva pode auxiliar em situações como:

  • sucção de dedo ou chupeta por criança;
  • problemas de dicção em que a língua empurra os dentes durante a fala;
  • problemas respiratórios que fazem com que a criança respire pela boca.

A ortodontia interceptativa, como o nome já sugere, é um direcionamento que visa interceptar uma situação anormal já existente, com o propósito de devolver ao paciente a oclusão normal.

Ela é fundamental para corrigir problemas como:

  • Mordida aberta, mordida profunda e mordida cruzada.
  • Problemas associados à perda precoce dos dentes são muito frequentes, por isso é fundamental identificar os riscos. Com a perda precoce dos dentes, há o risco de outras perdas, além da extrusão do dente antagonista e redução ou fechamento do espaço original.
  • Por isso é fundamental o atendimento por um ortodontista, que é capaz de avaliar as necessidades do paciente e, sempre que necessário, fazer a instalação de um mantenedor de espaço, que, no caso de perda dental, evita a movimentação dos outros dentes, criando condições para que a oclusão se desenvolva.
  • Para tratar problemas de oclusão precocemente diagnosticados o profissional que aplica a ortodontia interceptativa faz o manejo do paciente com uso de aparelhos ortodônticos especialmente utilizados para fazer a correção do mau desenvolvimento.

CONTATO

Av. Nilo Torres, 642- Parque das Mansões, Tangará da Serra - MT

(65) 99987-3660